segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Croácia (Pula)

Pula é a maior cidade da Ístria, na Croácia, e localiza-se na extremidade sul daquela península

Na quarta feira à última da hora, decidimos, vamos para Pula (Croácia), e assim fizemos, apressamo-nos a comprar o bilhete, para podermos embarcar no comboio das 3H45 da manhã. Lá fomos nós felizes e contentes apanhar o comboio. Foi uma viagem de 7H mas que se fez muito bem, pois aproveitámos para dormir durante todo o percurso Hora de chegada a Pula: 11h30.

Ora, na 4ºf já depois dos bilhetes comprados, chegamos à conclusão que a maior parte dos hostels estavam cheios, Pula estava lotada de turistas. Mesmo assim arriscámos, e reservámos só uma noite no Most Hostel (pelas referências dos viajantes, o melhor hostel de Pula) na esperança de conseguirmos mais 2 noites lá. E conseguimos! As referências não enganaram, e foi sem dúvida das melhores estadias que poderíamos ter. A senhora era súper simpática e acessível, sempre preocupada se precisávamos de alguma coisa. Foi mesmo muito bom, aliás foi como estar em casa, quase. :)

Deixando a estadia de lado, quando chegámos, e depois de deixarmos a bagagem no hostel, fomos dar uma volta pela cidade, é uma cidade linda, com alguma presença romana, e salta à vista a imponente arena romana no meio da cidade. Foi amor à primeira vista :).

No segundo dia, acordámos cedo e fomos dar um passeio de barco pelas ilhas brionj, são 2 horas de visita e vemos as ilhas que outrora pertenciam aos militares, a casa do presidente da ex Jugoslávia, que agora serve de residência de férias para os ministros da Croácia (não está aberta aos turistas), e depois outras ilhas com alguns hotéis e campos de golfe.

Quando chegámos à ilha onde íamos ficar cerca de 3h, para nadarmos nas águas límpidas do Adriático, começou a chover, o que nos impossibilitou um mergulho, mas ainda deu para molhar os pés.

Nesse dia acabámos por conhecer pessoal no hostel e fomos todos jantar juntos e conhecer a noite croata, foi uma noite sem dúvida muito animada e sem chuva (o mais importante).ahahahah.

A Praia:

No 3º dia fomos à praia, para nós que estamos habituados a ter areia na praia, ter pedras em vez de areia é novidade para nós. Mas até achamos piada no início. A verdade é que pedras na praia em vez de areia, não é muito agradável para estar deitada quando se sai da água. Mas, apesar do desconforto das pedras, foi um dia bastante agradável e com calor (o que tem sido raro estes últimos dias por estas bandas), foi um dia fantástico com um pôr de sol ainda mais maravilhoso.


O balanço desta viagem é extremamente positivo, fiquei extremamente apaixonada por aquela cidade. Quem tiver oportunidade de ir visitar a Croácia deve ir. Os Balcãs valem mesmo a pena, têm países apaixonantes, sem dúvida :).

Se forem até à Croácia, não se esqueçam que a moeda deles é a Kuna, e não há assim tantos sitios (pelo menos em Pula) que aceitem Euros em vez de Kunas, nem que aceitem pagamentos com cartão.

Ficam algumas fotos de Pula, para se deliciarem :)








































Nenhum comentário:

Postar um comentário